quinta-feira, 16 de junho de 2011

Preparação

Boa tarde a todos!

Mais de 1 semana se passou desde que decidimos ir para o Québec. Nesta última semana, pude perceber que o processo é bem lento, e que seremos mais cautelosos quanto à imigração. Não na importância de desistir do processo, a decisão foi tomada e estamos firmes na idéia. Mas digo quanto a preparação antes de enviar os documentos. Afinal, quero melhorar de vida, e não passar os meus dias na terra gelada em um “survival job” qualquer.
A vida está bem agitada, descobri que para trabalhar com TI no Canadá, não é necessário qualquer tipo de registro em órgão do governo. Mas trabalhar na minha formação, que seria eletromecânica/automação, é necessário um registro em órgão competente. E parece que é bem complicado e demorado o processo, pois é necessário reconhecer nossa formação em outro país, que o ensino é dado de forma diferente. Bom, como terei que recomeçar minha carreira profissional, manifestei o interesse de mudar de área, para algo que tenho muito mais prazer de trabalhar e que está em demanda na província do Québec, a área de TI.
Conheço bastante coisa acerca de Design/Web design, programação e redes de computadores por exemplo. Meu sonho seria trabalhar com design ou animação gráfica para games. É um sonho muito distante, mas não impossível, se eu realmente ficar bom nessa área. Afinal, das maiores empresas de games do mundo fica no Canadá, a Ubisoft. É claro que isso já é viajem da minha parte. Mas estou preparando meu portfólio. Que Design seria eu se não possuísse um portfólio? Tenho muitos trabalhos, a maioria perdido. Então terea que começar o portfólio do zero. Espero concluir este ano ainda.
Criei um perfil no site de relacionamentos profissionais “Linkedin”, (meu perfil, http://www.linkedin.com/profile/view?id=121196159&goback=%2Enmp_*1_*1_*1_*1_*1_*1 ) me inscrevi no grupo CBQ (Comunidade Brasil Québec), e tenho interagido com vários brasileiros que imigraram para lá. Nos ajudam muito.
Como foi dito antes, para conseguir um bom emprego no Québec, é extremamente necessário saber se comunicar em francês. Eu e Rênia começaremos um curso de francês no final do mês que vem, e paralelamente tentaremos estudar francês em casa, em vídeos pelo youtube ou talvez um professor particular.

Estou em período de provas na faculdade. Muita coisa acontecendo, mas muito mais coisa ainda para acontecer. Estamos tentando molhar a ponta dos pés no oceano das oportunidades, e esperamos em pouco tempo entrar de corpo inteiro. Com cautela para não afogarmos, claro. Por isso é necessário segurar a ansiedade e tentar obter o máximo de informação possível.

Encontro vocês em breve.
[]’s, Renan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário